Lula anuncia programa “puxadinho” para reforma de casas, a lei do e isenção de IR até R$ 5 mil

Política Populista?

Lula anuncia crédito para reforma de casas e nova autorização de IR.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (14) que pretende lançar, em breve, uma nova política de crédito específica para a reforma de casas. Segundo ele, o programa permitirá que os brasileiros obtenham financiamento para ampliar suas residências, como a construção de um novo cômodo ou garagem.

A declaração ocorreu durante a entrega de 789 novas ambulâncias do Samu em Sorocaba, São Paulo. Na mesma ocasião, Lula confirmou que na próxima terça-feira (18) anunciará a isenção do Imposto de Renda para quem ganhar até R$ 5 milhões, uma de suas promessas de campanha.

Crédito para reforma de casas e nova política econômica

Lula destacou que o objetivo do programa de crédito habitacional é oferecer suporte financeiro para quem deseja melhorar suas condições de moradia.

“O cara que quer fazer um banheiro, um quarto a mais para a filha, coisa alguma a mais na garagem, mais uma cozinha, ele vai ter crédito para fazer esse puxadinho”, afirmou o presidente. “É assim que a gente vai recuperar a grandeza do povo brasileiro.”

Nesta semana, o governo já havia editado uma Medida Provisória reformulando o crédito consignado para trabalhadores do setor privado. Agora, todos os trabalhadores com fonte de renda formal poderão acessar essa modalidade de empréstimo, que desconta parcelas diretamente na folha de pagamento.

Crédito do Trabalhador entra em vigor em março

O novo programa de crédito, batizado de “Crédito do Trabalhador” , será designado para operar nos bancos públicos e privados a partir de 21 de março . O governo aposta na medida para estimular a economia e fomentar o consumo.

No entanto, os especialistas alertam que a concessão de crédito pode agravar a inflação. Em fevereiro, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 1,31% , a maior alta para o mês desde 2003. Além disso, o mercado espera que o Banco Central mantenha uma trajetória de juros elevados, o que pode impactar a eficácia do programa.

Críticas à paralisação do Minha Casa, Minha Vida

Lula também aprovou criticar a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmando que o programa Minha Casa, Minha Vida foi interrompido após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Segundo ele, a promessa de substituir o projeto pela iniciativa Casa Verde e Amarela não foi cumprida.

“Prometeram Casa Verde e Amarela e não entregaram nada”, declarou.

Share this content:

Avatar photo

"Bem-vindo às Divas do Apocalipse! Aqui, mergulhamos nos temas que movem o mundo – da internet e marketing digital à geopolítica e comportamento – e ainda damos um giro por tendências, compras e tudo que desperta nossa curiosidade (e sua também!).

Publicar comentário