Estado de São Paulo vai ter 58 pedágios free flow até 2030
O governo do Estado de São Paulo, governado por Tarcísio de Freitas, projeta a instalação de 58 pedágios free flow nas rodovias estaduais até 2030. Atualmente, apenas três desse tipo estão em operação. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) comanda o sistema.
Pedágio free flow (fluxo livre, em português) é um sistema que não exige a presença de uma praça física para realizar a cobrança do condutor. O objetivo é aumentar o dinamismo nas rodovias e evitar o congestionamento na hora de pagar as tarifas.
A identificação dos veículos ocorre por meio das placas, ou então pelas tags — dispositivos usados para fazer as cobranças automáticas nas praças físicas.
Os atuais pórticos estão sob gestão da EcoNoroeste, que tem duas unidades (e vai implementar mais oito), e da Tamoios, que tem uma unidade. Veja as concessionárias que adotarão o sistema free flow nos próximos cinco anos:
ViaSPSerra: dois pedágios free flow;
Novo Litoral: 15 pedágios free flow;
CCR Sorocaba: 23 pedáfios free flow; e
Ecovias Raposo Castello: sete pedágios free flow.

Cobranças no free flow realizadas por meio das tags serão debitadas automaticamente, o que incentiva o uso desse mecanismo devido à praticidade | Foto: Reprodução/Governo do Estado de São Paulo
Share this content:



Publicar comentário